A Live , apresenta um debate com avaliações e apresentações sobre o significado e importância das cidades Inteligentes , com ênfase em Saneamento e conservação Ambiental , entre as especialistas, Engenheira Lylian Coelho , Engenheira Edicleusa Veloso e a Engenheira Helaine Dalboni . São apresentados Cases, Projeto Smart City de Canaã dos Carajás, em parceria com as universidades USP e UFA e o Projeto IARA, pelo Dr. Jorge Trajane , DCTI da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajas.
As cidades inteligentes, também conhecidas como smart cities, são centros urbanos que conseguem alinhar avanços tecnológicos com progresso social e ambiental. Elas utilizam tecnologias digitais e a base da sustentabilidades, para proporcionar aos cidadãos uma melhor qualidade de vida
Com o aumento do uso de novas tecnologias, as cidades podem criar métodos operacionais mais sustentáveis e eficientes. Além disso, as demandas do cidadão moderno estão em constante evolução, e a infraestrutura de uma cidade tradicional muitas vezes não se adapta a essas demandas. Assim segue algumas características de smart cities:
- Mobilidade mais eficiente:
As cidades inteligentes possuem tecnologia avançada para gerir sistemas de transporte público. Isso permite identificar e organizar a mobilidade com base em padrões, como o fluxo de carros nas vias, o número de pessoas que utilizam meios de transporte públicos e o tempo de espera nos semáforos.
- Iluminação pública moderna:
Uma cidade inteligente oferece iluminação pública automatizada aos seus cidadãos.
A gestão eficiente integra sistemas de monitoramento e demandas de manutenção, garantindo uma iluminação mais eficaz e econômica, com a gestão de energias renováveis.
- Práticas de sustentabilidade:
Construções realizadas com materiais recicláveis, com redução de consumo, aproveitamento das águas pluviais e energias renováveis, são uma realidade em cidades inteligentes.
Essas práticas reduzem o impacto ambiental e promovem um ambiente mais sustentável.
- Integração de informações:
As cidades inteligentes facilitam a integração de processos na administração pública.
Elas fornecem informações transparentes, conectividade de dados, facilitando as tomadas de decisões e gestões orçamentárias.
- Otimização de recursos e serviços públicos:
A alocação de recursos é otimizada, reduzindo gastos desnecessários.
- Desenvolvimento humano e qualidade de vida:
Cidades inteligentes oferecem flexibilidade e qualidade de vida aos cidadãos.
Serviços de qualidade, energia limpa e renovável, reutilização de água, tratamento de esgotos , acondicionamento correto dos resíduos sólidos urbanos , reutilização dos resíduos sólidos e reciclagem , contribuem para o bem-estar da população.
Em resumo, as cidades inteligentes são um caminho para um futuro mais sustentável, eficiente e conectado, beneficiando tanto os cidadãos quanto o meio ambiente.